Bem Vindo! / Welcome!
Selecione uma Língua / Select a Language: Brazil  United-States

Nossa História.

A TASQA Serviços Analíticos Ltda iniciou suas atividades em 22 de Setembro de 1992 na cidade de Paulínia-SP, atuando nos mercados de Análises de Resíduos de Pesticidas em alimentos processados e “in natura”, e de testes físico-químicos em formulações agroquímicas em geral.

Baseado nas competências dos seus fundadores sua primeira área de atuação foi em análises de resíduos de pesticidas em matrizes vegetais visando composição de dossiê de produto para registro junto ao IBAMA, MAPA e MS, e também análises ambientais.

Com um volume de trabalho bastante superior a sua capacidade operacional, elevados investimentos foram feitos para atender àquela demanda. Naturalmente nossas atividades foram sendo ampliadas para a área de testes físico-químicos em matérias primas e produtos acabados, visando composição do mesmo dossiê de registro. Trabalhávamos com todo tipo de formulações agroquímicas, sólidas e líquidas.

Em 1996 ampliamos, por demanda de mercado, análises na área de Meio Ambiente. Havíamos iniciado a Empresa contando com um GC-ECD/FID, HPLC-UV e um AAS. Nesta nova etapa, rapidamente, investimos em equipamentos para atender o leque de necessidades do mercado ambiental. Em seguida expandimos os serviços para monitoramento de emissões atmosféricas.

Nos anos seguintes enxergamos a necessidade de criação de norteadores para a Empresa, pois ela estava crescendo mais rápido do que conseguíamos antecipar. Foi então que buscamos materializar aquilo que já era praticado na Empresa: transparência, ambiente descontraído, busca pela excelência no trabalho, respeito, integridade e acima de tudo um senso de que tudo aquilo estava acontecendo porque a TASQA era um lugar abençoado por Deus. Nesta época consolidamos a Missão da TASQA, a sua Visão de Futuro e seus Valores. O tempo passou, os desafios têm passado, as pessoas passaram, as vitórias e derrotas passaram, mas nossa Visão de Futuro, Missão e Valores não passaram. Não só não passaram como ainda são atuais. O respeito pelas pessoas, pelos profissionais, pelos Clientes e pelos Fornecedores sempre vieram em primeiro lugar e assim vivemos ainda hoje.

Em meados de 1999 o IBAMA, juntamente com a ANVISA/MS iniciaram um programa de implantação compulsória de Boas Práticas de Laboratório – BPL via Inmetro. Este programa tornou-se exigência para os laboratórios que faziam testes na área de registro de agroquímicos para comercialização. O processo foi iniciado com cerca de 60 laboratórios e ao final de dois anos, não mais do que 6 laboratórios haviam conseguido a acreditação, e a TASQA era um deles.

Nos dois anos seguintes a TASQA investiu na aquisição de vários Equipamentos, dentre eles GC-MS, ICP e estrutura laboratorial para atender esta elevada demanda.

Buscando para a Área Ambiental um mesmo diferencial de qualidade conseguido através da acreditação BPL, iniciamos unilateralmente o processo de implantação da ISO 17025, também através do Instituto Brasileiro de Metrologia. Este processo demandou dois anos de treinamentos, desenvolvimento da cultura de qualidade, investimentos e estrutura e documentação, qualificação de pessoal para a área de qualidade.

Em 2002 fomos coroados com a primeira auditoria do Inmetro e vencemos todas as dificuldades, sendo então acreditados pela ISO 17025. Foi alegria dupla, pois além do credenciamento, fomos o primeiro laboratório ambiental brasileiro a conseguir tal feito. Nosso escopo naquela época se restringia à água potável com aproximadamente 70 parâmetros, atendendo a então legislação Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde, que havia substituído a Port. 36/1990. Em 2004 veio a Portaria 518/MS e assim por diante.

Nesta mesma época buscamos a habilitação na ANVISA para todos os testes já normatizados que tínhamos e a habilitação veio rapidamente, sob o código ANALI018.

Nos anos que se seguiram buscamos aumentar o número de parâmetros no nosso escopo acreditado, como também buscando acreditações em novas áreas como foi o caso de Emissões Atmosféricas. Fomos o primeiro laboratório brasileiro a buscar e conseguir a ISO 17025 (ainda não havia sido padronizado a nomenclatura desta norma), alguns anos depois fomos novamente pioneiros sendo o primeiro laboratório a obter a NBR ISO/IEC 15025 em Minas Gerais. Novamente, dupla alegria, primeiro por conseguir a acreditação e segundo, sendo mineiro, pude abrir nossa primeira filial em Ipatinga-MG já coroada com o título de Laboratório Acreditado NBR ISO/IEC 17025.

Os anos se passaram, novos negócios foram agregados, novos profissionais foram somados ao patrimônio humano da Empresa, muitas vitórias e algumas derrotas temperaram as nossas vidas.

Chegamos a presente data com uma Empresa consolidada, sólida, madura, com profissionais comprometidos, com uma estrutura enxuta e eficiente, elevado nível de automação, focada nas necessidades dos nossos Clientes, mantendo seus sonhos originais e atuais e também mantendo a convicção que nos trouxe até os dias de hoje e certamente ainda nos levará muito longe: um lugar abençoado por Deus. Venha fazer parte dessa Empresa, quer seja como Cliente, Fornecedor, Funcionário, Investidor ou Parceiro. Estamos a sua espera!