Bem Vindo! / Welcome!
Selecione uma Língua / Select a Language: Brazil  United-States

Resíduos Sólidos

A recente publicação da Política Governamental para Resíduos Sólidos, veio solucionar uma série de deficiências e dificuldades na gestão de resíduos sólidos. Mesmo antes desta publicação, já existia, e se tornou ainda mais importante, a norma regulamentadora para se caracterizar resíduos industriais e também de origem hospitalar.

As NBR 10004, 10005, 10006 tratam, respectivamente, da avaliação do resíduo bruto, chamado "Massa Bruta", da avaliação do lixiviado e do solubilizado da massa bruta. Desta forma, as três normas propõem critérios para análise e classificação de resíduos industriais, os quais norteiam a sua destinação final.

A NBR 10007 estabelece critérios para amostragem dos resíduos, não sendo exaustiva, porém objetiva.

Considerando que o gerador do resíduo é co-responsável pelo mesmo independendo da destinação final, nem tampouco do tempo de vida do resíduo, se faz essencial uma correta e adequada descrição do resíduo. Esta descrição norteará a definição de eventuais parâmetros complementares na etapa de caracterização, e destinação final.

A NBR 12.808 estabelece critérios gerais para resíduos de serviços de saúde, e remete para a NBR 10.004 no que tange a parte analítica.

No âmbito estadual o governo do Paraná publicou a resolução CEMA 076/2009 que estabelece critérios específicos para o coprocessamento de resíduos em fornos de cimento, visando substituição de matéria prima ou aproveitamento energético.

Em São Paulo a Cetesb, na sua publicação "Decisão de Diretoria No 152/2007" também aprovou procedimentos para gerenciamento de areias de fundição. Tudo isto acreditado pela NBR ISO/IEC 17025.

Áreas de Atuação

  • Com escopo acreditado na NBR ISO/IEC 17025 com mais de 3.500 parâmetros, atendemos todas as legislações ambientais, em termos de
  • Colocamos a disposição dos nossos Clientes um portfolio de análises nas áreas de Rações, Premixes, Controle de Qualidade de formulações...
  • Estudos de Bioequivalência e biodisponibilidade de medicamentos genéricos são rotineiramente realizados em nossos laboratórios...
  • Com a crescente importância do Agronegócio brasileiro nos cenários nacional e internacional, não poderíamos deixar de propor melhorias e inovações